As mudanças residenciais geralmente dão muita dor de cabeça e geram estresse para toda a família. Isso porque é preciso adotar diversas providências burocráticas e arrumar os diversos pertences e móveis que serão transportados para o novo local. Para evitar dores de cabeça, é extremamente importante fazer um bom planejamento e se organizar antecipadamente para que tudo saia da melhor forma possível.
O ideal é fazer um checklist 60 dias antes da mudança, colocando todas as medidas necessárias para que a mudança residencial seja realizada — desde o momento da contratação do frete para mudança, até a organização dos itens em caixas de transporte e a instalação na nova casa. Para que sua mudança seja um sucesso, veja como fazer o checklist corretamente.
Checklist de mudança residencial: como fazer?
60 dias antes da mudança
A primeira tarefa a ser feita é pesquisar e escolher um serviço de transporte de mudança. Solicite um orçamento detalhado e cheque a qualidade dos serviços realizados pela transportadora. Caso você ainda não tenha encontrado o serviço ideal para sua mudança, vale lembrar que a Tucuruvi Mudanças e Transportes possui quase meio século de tradição no mercado e conta com profissionais altamente capacitados, oferecendo serviço personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente.
30 dias antes da mudança
Avise o banco sobre sua mudança e informe o seu novo endereço residencial. Outro item muito importante é o cancelamento dos serviços de TV a cabo, telefone e internet ou a transferência do seu plano de assinatura para a casa nova. Comece também o processo de descarte de objetos e itens quebrados e inúteis.
15 dias antes da mudança
Faltando pouco tempo para mudança, é hora de solicitar o desligamento dos serviços de luz, água e telefone ou fazer a transferência de endereço. Comece a embalar os objetos pessoais e os que precisam de cuidados especiais ou são frágeis, tais como: louça, copos, quadros, televisão e joias. Para organizar melhor cada item, coloque uma etiqueta em cada caixa, identificando os itens que estão dentro delas.
2 dias antes da mudança
Quando faltar apenas dois dias para a mudança, consuma os alimentos que estão na geladeira, freezer e despensa, evitando desperdícios. Evite comprar alimentos nesse período e, caso necessário, doe os alimentos não perecíveis. Outra dica é separar as roupas e objetos pessoais que serão utilizados no dia da mudança, de modo a evitar que seja necessário mexer nas caixas que já estão organizadas e devidamente lacradas.
Dia da mudança
Olhe todas as embalagens e caixas para conferir se todas estão identificadas corretamente. Também verifique a lista de objetos e caixas relacionadas pela transportadora. Acompanhe de perto todo o processo de carregamento para que nada seja esquecido ou extraviado.
Fonte: Redação