Toda e qualquer mudança exige cuidado especial, afinal de contas estamos lidando não somente com o transporte de móveis e objetos de um ponto para outro, mas sim de uma verdadeira transformação na vida de famílias. E isso não é diferente quando pensamos na mudança do exterior para o Brasil. Além de todos os cuidados exigidos e esperados pelo cliente, o transporte internacional conta com particularidades bem interessantes e que merecem ser compartilhadas hoje, aqui no blog da Tucuruvi Mudanças. Confira na sequência!
O que não pode ser deixado de lado no transporte de mudanças para o Brasil
Quem mora fora do país e está pensando em voltar à terra natal, deve conhecer alguns detalhes de mudança do exterior para o Brasil. Por exemplo, você sabia que são necessárias embalagens especiais (marítimas e áreas) para este transporte internacional? Além disso, é essencial contar com o suporte de empresas / profissionais que conheçam a fundo os trâmites aduaneiros e de logística internacional em si.
Abaixo, listamos alguns pontos essenciais de qualquer mudança internacional para o Brasil:
● É preciso verificar ou contar com empresas especializadas em mudança internacional que verifiquem toda a documentação legal exigida;
● Desembaraço alfandegário em diferentes momentos, na origem (local onde reside atualmente) e destino para onde irá se mudar;
● O processo de embalagem de desembalagem de todos os itens deve ser acompanhado por profissionais bilíngues, para evitar confusão e desencontros de informações;
● O inventário deve ser completo, item por item;
● Uso de embalagens especiais para transporte de computadores, notebooks, televisores e demais itens eletrônicos. Outra boa estratégia é a utilização de caixa guarda-roupa para ternos e vestidos;
● É essencial contar com seguro de cobertura total contra todos os riscos. Empresas especializadas em mudanças internacionais, como a Tucuruvi Mudanças, sabem muito bem disso.
Regras alfandegárias para brasileiros que moram no exterior
Para quem deseja voltar a morar no Brasil, e que tenham passado entre 45 dias e 1 ano fora, as regras alfandegárias sobre mudanças possuem particularidades que compartilhamos na sequência:
● Isenção de caráter geral para bagagem acompanhada;
● Isenção relativa a determinados itens, sejam eles novos ou usados;
A isenção de impostos sobre os bens que o cidadão brasileiro trouxer do exterior, em sua mudança definitiva para o país, é válida para itens considerados como “bagagem”. Podemos destacar roupas e itens de consumo pessoal e livros, por exemplo. Também estão isentos de tributação móveis e instrumentos, máquinas, ferramentas e aparelhos essenciais para exercício da profissão do indivíduo.
Para esclarecer mais dúvidas sobre o que é ou não é tributável ao voltar para o Brasil, assim como os limites de cada item, aconselhamos uma rápida consulta à Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV). CLIQUE AQUI para verificar.
IMPORTANTE: o retorno de brasileiros do exterior, em caráter de mudança definitiva, é regulamento pela Instrução Normativa 1.059/2010 (art. 35). CLIQUE AQUI para ler o conteúdo completo no site da Receita Federal.
Voltando para o Brasil? Fale a com a Tucuruvi Mudanças!
Liderar uma mudança internacional pode ser uma tarefa bem complicada para quem não tem familiaridade com os trâmites de segurança, com processos aduaneiros e vários outros detalhes. Justamente por isso, a Tucuruvi Mudanças está ao seu lado para gerenciar cada aspecto da sua vinda para o Brasil.
Você conta com o suporte personalizado, desde o primeiro contato, de profissionais que lidam com mudanças internacionais há anos e que conhecem todos os requisitos necessários para viabilizar um trabalho seguro, ágil e sem margens para erros. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Envie seu e-mail hoje mesmo, clicando aqui, ou ligue para o telefone (11) 2209 7000.
Fonte: